29/06/10

Mais uma sessão de “Quintas de Leitura” antes das férias

Fotografia de Renato Roque

Daniel Maia-Pinto Rodrigues

Daniel Maia-Pinto Rodrigues, uma das vozes mais importantes e singulares da poesia portuguesa dos anos 80, é o Poeta convidado da última sessão antes de férias das "Quintas de Leitura", ciclo poético promovido desde 2001 pela Câmara Municipal do Porto através da Fundação Ciência e Desenvolvimento.

A sessão, intitulada "O Texto a Meia Distância", realiza-se no dia 15 de Julho, às 22h00, no Auditório do TCA.

Esta é a 5ª presença do Poeta neste ciclo, onde comemorou, em 2009, os seus 30 anos de acção poética (sessão "O Acervo da Quietude").

A sessão propõe-se percorrer toda a obra de Daniel Maia-Pinto Rodrigues, através das vozes de Pedro Lamares, Teresa Coutinho, Margarida Carvalho e da do próprio Poeta. Textos sobre a infância, textos de sublime humor, passando por um fragmento do seu último livro - "A Casa da Meia Distância" /Mariposa Azual (2010) -, farão parte do rol de leituras da sessão.

A fotografia de Renato Roque cruza-se com o imaginário do Poeta e outros convidados participarão na festa, reforçando o carácter multidisciplinar e único deste ciclo poético.

Sentidos bem apurados para ver e saborear a presença do coreógrafo e bailarino Luís Guerra de Laocoi. Apresentará, em estreia universal, a peça "Três interlúdios e o galope do nariz". Agarrem o universo da peça:

«Khozrev-Mizra (para si próprio) - Não consigo ver nada. É totalmente incompreensível porque razão andaria um nariz a passear-se pelo Jardim de Verão. Que fenómeno invulgar. Assombroso. Um truque muito, muito estranho da Natureza. Um truque extremamente estranho da Natureza. (para os Eunucos) - Vamos para casa.»

O Ensemble MinneSang estreia-se nas "Quintas" e mistura-se nas leituras. Presença de Ana Celeste Ferreira (soprano), Pedro Correia (guitarra clássica) e Nuno Jacinto (violino). Tempo para ouvir Janis Joplin e outras surpresas.

Por fim, duas feras musicais à solta. Sem rede. Concerto de "Osso Vaidoso", o novo projecto de Ana Deus (voz) e Alexandre Soares (guitarra). Tempo para revisitar alguns temas dos "Três tristes tigres". Trinta minutos de pura magia.

Junte-se a nós. Vá de férias com a alma cheia de boa poesia. Nós ajudámo-lo a esquecer a crise.


O meu avô acreditava em cinco coisas.

Eu só acredito em duas.

(poema de Daniel Maia-Pinto Rodrigues)



Nota: Espectáculo para maiores de 16 anos.

O Teatro do Campo Alegre encerra em Agosto. Bilhetes a 9 euros (normal) e 6,50 euros (com os descontos normais).

Sem comentários: