18/03/11

"Ninguém há-de calar a Primavera" com três colectivos poéticos



"Ninguém há-de calar a Primavera" é o próximo desafio poético das "Quintas de Leitura", ciclo promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento.

Fazemos-lhe, a este respeito, um convite solene:

Venha celebrar connosco a Poesia, a Primavera e a Liberdade, no Café-Teatro do TCA, no próximo dia 24 de Março, às 22h00.

Reunimos três dos melhores colectivos poéticos do país que lhe oferecerão, durante 90 minutos de actuação, o que de melhor se fez e se faz na moderna poesia portuguesa.

O colectivo "INCÊNDIO DOS ASPECTOS", constituído por Alberto Serra e Marco Oliveira, apresentará a performance "Pobredade". Poemas de José Miguel Silva, António Osório, José Gomes Ferreira e Alberto Pimenta, entre muitos outros.

"O COPO", com os poetas Nuno Moura e Paulo Condessa, volta às "Quintas", desta feita para nos desconcertar com "Ditos Mal Ditos". Textos de Herberto Helder, Mário Cesariny, Kandinsky, Victor Hugo e José Sesinando. Este colectivo conta com um improvável reforço de Primavera: o poeta e artista plástico João Rios, que fará a imagem deste momento.

Por fim, a actuação do colectivo "Sindicato do Credo". "Resgatar a poesia - assumida não apenas na sua vertente literária, mas como oposição ao conformismo dominante - das malhas quase sempre turvas do quotidiano, é o princípio da acção do Sindicato do Credo", lê-se no seu manifesto.


O grupo apresentará a performance "Alba Só", uma evocação a Sebastião Alba, poeta incondicionalmente livre e insubmisso. O "Sindicato do Credo" alinha com a seguinte formação: Paulo Moreira e Pedro Piaf (diseurs), Sérgio Costa (contrabaixo), Sérgio Almeida (selecção e pesquisa), Nel Colaça (dj/máquinas) e Broken TV (vj).

No meio dos colectivos, uma presença de oiro: Miriam Macaia (violino/voz). Estreia absoluta nas "Quintas".

Para a segunda parte fica a actuação de B Fachada. Palavras para quê? - é um artista português e anda nas bocas do mundo. Faz, assim, a sua terceira aparição nas "Quintas de Leitura". Sempre a somar êxitos.

Perder este programa é pecado.

Sem comentários: