30/06/11

Imprensa de hoje



De cima para baixo, publicadas a 30 de Junho de 2011: DESTAK, PÚBLICO e METRO.
Para ler por favor clicar sobre as imagens. Obrigada.

RESULTADOS PRÉMIO LITERÁRIO

PRÉMIO LITERÁRIO CADERNOS DO CAMPO ALEGRE – “NOVO AUTOR, PRIMEIRO LIVRO”

RESULTADOS

O Júri do Prémio Literário Cadernos do Campo Alegre – “Novo Autor, Primeiro Livro” deliberou os seguintes resultados:

VENCEDOR - “Os dias lentíssimos” de Alexandra Monteiro

MENÇÃO HONROSA - “O gancho escondido no fundo do mar” de Miguel Filipe M.

MENÇÃO HONROSA - “Poesia a lápis de carvão” de Maria Borges

A Fundação Ciência e Desenvolvimento agradece a todos os participantes que contribuíram para tornar esta iniciativa num sucesso, quer ao nível do número de candidaturas apresentadas (sessenta e quatro), quer em termos da qualidade das obras a concurso.

Os nossos Parabéns à vencedora e aos titulares das menções honrosas.

Saudações Poéticas.

22/06/11

15/06/11

Notícias de hoje






De cima para baixo :
"O Primeiro de Janeiro", "Metro", "Jornal de Notícias" e "Destak",
15 de Junho de 2011.
Para ler por favor clicar sobre as imagens. Obrigada.

09/06/11

BILHETES: VENDA DIRECTA - JÁ DISPONÍVEIS!


Para ler por favor clicar sobre a imagem. Obrigada.

O regresso de Miguel Guilherme às "Quintas de Leitura"


Respondendo ao apelo de muitos espectadores que, em Março deste ano, não conseguiram assistir ao espectáculo de Miguel Guilherme, as “Quintas de Leitura”, ciclo poético promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, vão voltar a apresentar “Que Vergonha Rapazes!”.

A sessão, única, realiza-se no dia 14 de Julho, às 22h00, no Auditório do Teatro do Campo Alegre, estando os bilhetes disponíveis, em venda directa.

Miguel Guilherme explica assim a sua intervenção:

“A melhor forma de definir ‘Que Vergonha Rapazes!’ é pela negativa: não é uma peça de teatro, apesar de, no palco, um actor interpretar textos; não é um recital ou uma declamação pública de poemas, apesar de se ouvirem as palavras de Bocage, Mário Cesariny, Alberto Pimenta, Alexandre O’Neill, Miguel Esteves Cardoso, entre muitos outros; não é um espectáculo de variedades, apesar de uma pessoa falar a partir do que escreveu uma outra quantidade de pessoas para uma nova quantidade de pessoas ouvir. No fundo, Que Vergonha Rapazes!’ tem tudo a ver com «palavras, palavras, palavras». Estas palavras fazem-nos rir, mas também ranger os dentes; foram extraídas de uma antologia do humor português (organizada, em 2008, por Nuno Artur Silva e Inês Fonseca Santos). Tudo se mistura para se transformar num espectáculo que só mesmo em cena se irá perceber o que é”.

Para fechar a noite, no habitual momento musical, escolhemos uma das revelações da música portuguesa – a banda GUTA NAKI, comandada pela voz grave, hipnotizante e sem sapatos de Cátia Pereira.

Espectáculo para maiores de 16 anos.

Bilhetes em venda directa, a 10 euros (7 euros com os descontos habituais).

Mega festa da Poesia com concerto dos Clã


O ciclo poético “Quintas de Leitura”, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, apresenta, no dia 30 de Junho um grande recital de poesia intitulado “Um galeão e uma torrada encontram-se na rua das estrelas, pela primeira vez”.

A sessão realiza-se no Auditório do Teatro do Campo Alegre, às 22h00, e centra-se na figura do recitador e nas suas escolhas poéticas.

Trata-se de uma verdadeira maratona poética, de uma mega-festa da poesia, que trará ao palco do TCA alguns dos maiores recitadores nacionais: António Durães, Carla Bolito, Filipa Leal, Isaque Ferreira, Paulo Campos dos Reis, Pedro Lamares e Renato Cardoso.

Junta-se a eles uma das grandes referências culturais da Galiza: o artista multimédia, poeta, cantor e performer Antón Reixa, que, ao leme da banda os “Resentidos”, marcou decisivamente a música popular galega contemporânea.

Lerá, na sessão, um brilhante manifesto de sua autoria intitulado “Quero”:

Quero peixes voadores alimentados por energia solar

Quero que os extraterrestres leiam Kafka

Quero uma paragem do Orient Express no meu bairro

As escolhas poéticas da sessão são da inteira responsabilidade dos recitadores convidados. Encantar-nos-ão com poemas de Carlos Drummond de Andrade, Eugénio de Andrade, Filipa Leal, Oswaldo Montenegro , José Régio, Carlos Eurico da Costa, Almada Negreiros, Alberto Pimenta, Jorge de Sousa Braga, Joaquim Pessoa, Joaquim Castro Caldas, Mário Cesariny, Jorge de Sena, Alexandre O´Neill e Miguel Esteves Cardoso.

Outros artistas abrilhantarão a festa: a bailarina Né Barros, o ilustrador António Jorge Gonçalves que dialogará em tempo real com os recitadores, e o Ensemble Vocal Pro Musica, composto por cerca de quarenta elementos e superiormente dirigido pelo maestro José Manuel Pinheiro.

A noite fecha com a voz encantatória de Manuela Azevedo, num imperdível concerto dos Clã.

Junte-se a nós. Três horas de poesia para o levar às Estrelas.

08/06/11


Revista N Style - 1 de Junho de 2011.
Para ler por favor clicar sobre a imagem.
Obrigada.