29/10/12

A última sessão!


















Fotografias de Sara Moutinho



Uma noite em cheio a valer por três


De regresso à sala que as viu nascer, o café-teatro, as “Quintas de Leitura”, ciclo poético do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, apresentaram na passada noite de 25 de Outubro de 2012, a sua 135ª sessão.

O espetáculo, intitulado “As borboletas não dormem a sesta”, inspirou-se num pensamento quase normal do agitador e escritor vanguardista Ramón Gómez da la Serna. E a sessão, completamente esgotada foi uma noite especial, rara, imperdível e irrepetível, construída em três momentos.

O primeiro levou ao palco do café-teatro Adolfo Luxúria Canibal que disse, como só ele o sabe e pode fazer, dois poemas de Mário Cesariny e dois estilhaços de sua própria autoria. Adolfo esteve acompanhado pelos músicos António Rafael (piano, teclados, programações), Henrique Fernandes (contrabaixo) e Jorge Coelho (guitarra elétrica).

O segundo momento foi a estreia absoluta nas “Quintas” do virtuoso guitarrista Pedro Jóia. Foram cerca de 20 minutos de guitarra clássica com sonoridades mágicas que atravessaram composições de Carlos Gardel e fados tradicionais portugueses.

Ficou para o fim do serão o recital-concerto do coletivo poético “Peixe Graúdo”, constituído pelas vozes de Ana Celeste Ferreira, Marta Bernardes e Teresa Coutinho e pelo piano de Ricardo Caló. Poemas e melodias de sempre, ditos e cantados num registo cheio de humor e quase provocatório.

Sobre esta atuação, João Gesta, o programador do ciclo, esclarece: “Foi uma intervenção de elevado teor patriótico, com bolinha vermelha ao canto da alma, só aconselhável a contribuintes com sólida formação estomacal”.

O “Peixe Graúdo” contou ainda com a participação especial de dois reforços de Outono: Tiago Beat (beatbox) e Ianina Khmelik (violino).


Sem comentários: