11/06/13

A próxima sessão

Fotografia: Álvaro Domingues

AS QUINTAS DE LEITURA A PEDALAREM
À VOLTA DO SEU CORAÇÃO

Este ano, mais cedo do que é habitual, chega até nós a “Volta a Portugal”, pela mão das “Quintas de Leitura”, ciclo poético organizado pelo Teatro do Campo Alegre/Câmara Municipal do Porto. O espetáculo, que junta no mesmo palco o geógrafo Álvaro Domingues e o poeta Rui Lage, realiza-se no dia 20 de Junho, às 22h00, no Auditório do Teatro do Campo Alegre.

Álvaro Domingues faz a sua quinta aparição neste ciclo poético e desafia-nos com mais uma das suas inclassificáveis conferências esquisitas, desta feita, intitulada “Volta a Portugal”. Explica assim o teor da sua intervenção:

“Entre lírios, campos e toxicidade, Volta a Portugal será um manual para viajar pelos lugares comuns do chão da pátria lusa. Agora que a Volta a Portugal em Bicicleta já não tem o mesmo poder de revisitar e produzir as mitologias heroicas que culminavam na subida à Serra da Estrela, e que o Guia de Portugal saltou para o GPS ou para a superabundância da propaganda turística que povoa a internet…, vamos percorrer outros caminhos e encruzilhadas em busca de um Portugal entalado entre a crise, a Europa, a globalização, o passado mítico e o presente contingente.”

O poeta Rui Lage, outro dos convidados da sessão, numa conversa com Osvaldo Silvestre, vai falar-nos da sua obra e, em especial, sobre o seu mais recente livro – “ Um Arraial Português”. Muitos dos títulos dos poemas deste livro são homónimos de títulos de canções da música ligeira portuguesa, quase todas obrigatórias nos arraiais de Verão, um pouco por todo o país. Nesta temática se vai inspirar a cantora lírica Ana Celeste Ferreira para nos brindar com uma inusitada performance musical, acompanhada, ao piano, por Ricardo Caló.

As leituras da obra de Rui Lage estarão a cargo de Patrícia Adão Marques e João Paulo Costa. A fotografia deste momento é assinada por Jorge Garcia Pereira.

Para a noite ser perfeita, anuncia-se a estreia absoluta nas “Quintas de Leitura” da banda de culto “A Naifa”. Um concerto imperdível, a abrir as hostilidades, onde não faltarão canções compostas a partir de poemas de grandes poetas contemporâneos portugueses: Rui Lage, Adília Lopes, José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe, entre muitos outros.

Será que precisa de mais argumentos para nos visitar?

Bilhetes a 11,00 Euros e 7,50 Euros (com desconto)


Sem comentários: