19/02/14

A PERGUNTAR É QUE A GENTE SE ENTENDE - CAPICUA


Vera Marmelo



Queremos que conheçam melhor os nossos ilustres convidados.
Decidimos colocar-lhes, à queima-roupa, algumas questões.

Alguns deles não viraram a cara ao desafio e à nossa curiosidade. 

Aqui ficam as respostas de CAPICUA: 

-Um filme que nunca esquecerá
Eu tenho memória de peixe para filmes, o que é bom, porque posso revê-los vezes sem conta e surpreender-me sempre com o final, e ao mesmo tempo é mau, porque me impede de parecer uma pessoa culta e interessante. Mas o "Douro Faina Fluvial" de Manoel de Oliveira foi um dos que teve mais impacto em mim nos últimos anos, por ser uma espécie de máquina do tempo para tripeiros.

-O livro de cabeceira
"A mulher de trinta anos" de Honoré de Balzac , é o elogio maior da maturidade feminina ou uma espécie de livro de auto-ajuda oitocentista para mulheres do século XXI com Síndroma de Peter Pan (como eu)!

-A música que a vai acompanhar toda a vida
A "Canção de Embalar" do Zeca, por fazer parte das minhas memórias afectivas mais primitivas.

-A cidade onde gostaria de viver
No campo para poder ter um cão grande, um burro velho e uma cama de rede!

-Um político de referência
Salgueiro Maia, por ser uma referência precisamente por nunca ter tido a ambição de se tornar um político.

-A mulher mais charmosa do mundo
Frida Khalo, por construir a sua elegância irrepreensível fora das normas  que teimam em confinar as mulheres a um molde demasiado estreito para não anular qualquer réstia de espontaneidade.

-Uma medida para melhorar o mundo
Produzirmos cada vez mais a nossa própria comida, fazermos mais o que gostamos realmente (mesmo que dê pouco dinheiro), perdermos o medo de criar e cultivar utopias e dançar mais.

-A revolução está na ordem do dia?
Estará sempre, felizmente (mesmo que esteja tudo bem) para não adormecermos todos em serviço! 

Sem comentários: